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Quanto Custa?

No banho e tosa o segredo está 
no valor cobrado pelo serviço.
 Por: Enio Rodrigues

 


O aumento da concorrência e a queda no consumo, faz com que o comerciante ou prestador de serviço busque alternativas para recuperar o faturamento e a alternativa mais comum é a diminuição no preço do produto ou serviço. No caso do Banho e Tosa, essa é a pior escolha.

Em seu livro, 100 dicas para aumentar os lucros com banho e tosa, Enio Rodrigues ressalta que o segredo para prosperar neste segmento está justamente em praticar uma tabela de preços acima da média. 

"Geralmente o comerciante tem medo de ter o preço acima de seus concorrentes, porque fica com a impressão muito forte dos reflexos negativos dessa estratégia que são imediatos e não percebe os aspectos positivos que geralmente demoram um pouco para surtir efeito" comenta Enio.

"Quando há aumento de preço, é natural que alguns clientes protestem, outros mudem de fornecedor e ainda há aqueles que reduzem a utilização do banho e tosa, mas o prestador de serviço não pode basear sua estratégia somente nesses fatores. Acontecerá outro resultado positivo que geralmente superam as perdas" ressalta o autor do livro.


Exemplo Prático

O livro 100 dicas para o seu banho e tosa lucra mais, apresenta de forma simplificada um roteiro para o salão de banho e tosa entrar em um ciclo virtuoso de evolução baseado no aumento no lucro líquido do serviço. Veja um trecho da estratégia proposta pelo autor.

Para simplificar a apresentação considere que um profissional cobre pelo banho é R$ 10,00 e esse serviço tenha um custo de R$ 6,00 resultando em um ganho de R$ 4,00.

Se o preço do banho aumentar para R$ 14,00 o ganho passa a R$ 8,00, ou seja, o lucro por serviço dobrou. Neste caso o prestador de serviço pode se dar ao luxo de perder metade dos clientes e mesmo assim manter o lucro liquido.
Essa estratégia compensa porque o profissional terá metade do trabalho, sobrando tempo para cuidar melhor da empresa, buscar reciclagem profissional, etc.

O que se observa é que, quando o aumento do preço, vem agregado a melhoria na qualidade do serviço, a perda, não é tão grande quando no exemplo anterior. Imagine que o salão perde 20% dos clientes com o aumento de preço. Supondo que o salão tinha 100 clientes por mês e ganhava R$ 4,00 por serviço e seu lucro liquido mensal com o banho era de R$ 400,00.

Agora com o aumento, o lucro líquido dobrou, mas perdeu 20% dos clientes. Passou a atender 80 clientes seu lucro passou a R$ 640,00 que é superior a situação anterior. 

Com mais tempo livre, o profissional pode caprichar mais em cada animal e dedicar mais tempo para agradar o cliente. Com lucros maiores o salão pode usar um shampoo de melhor qualidade, um perfume importado e investir na decoração do salão. Assim os clientes passam a valorizar o trabalho, indicar o salão para outras pessoas e assim por diante. Essa estratégia permite ao banho e tosa entrar no que chamamos ciclo virtuoso, ou seja, a empresa investe na evolução do serviço, com isso conquista mais clientes que trazem mais lucros e permitem investir ainda mais mantendo assim uma evolução contínua.

Para minimizar a perda de clientes com o aumento de preços a melhor estratégia é incorporar melhorias ao serviço. O mercado está sempre lançando produtos que proporcionam o aprimoramento da atividade de banho e tosa e o profissional da área precisa estar atento a essas novidades. O Mercado Pet Magazine selecionou alguns exemplos.


Corretivo para a Área dos Olhos Pet Society

Um dos maiores problemas em cães de pelagem clara são as manchas abaixo dos olhos e nos maxilares, provocadas pela acidez das lágrimas. A Pet Society, lançou recentemente um corretivo para a área dos olhos que tem como princípio o disfarce dessas manchas. Além disso, forma uma película protetora nos pêlos evitando que os mesmos se mantenham em contato com os agentes que os tornam escuros. 

Tel. (11) 0800 77 22 702

 

Shampoo Condicionador Smely

Novo Shampoo Condicionador Smely com ação refrescante de ação prolongada. Sua formulação utiliza o que existe de melhor no mercado de cosmético para animais. O cliente percebe com facilidade que seu cão recebeu tratamento especial..
Tel. (11) 6682-3219

 

Cat-Dog & Cia

A escovação dentária é um serviço que vem crescendo nos salões de higiene e estética animal. A Cat-Dog & Cia comercializa um kit com escova e pasta dentária. O kit custa alguns centavos e o salão pode oferecer a escovação como cortesia ou cobrar um pequeno adicional pelo serviço.


Outro produto da Cat-Dog & Cia que pode ser oferecido como novidade para incrementar os lucros do banho e tosa é a aplicação de tintas para colorir o pelo dos cães.

Tel. (11) 6726-1546

 

linha Kenel

A linha Kenel foi desenvolvida para que o cliente do banho e tosa tenha nítida percepção de que seu animal foi tratado com produtos de primeira linha. A empresa coloca a disposição dos clientes o Pet Service, uma equipe especializada em pronta entrega para qualquer quantidade unitária, facilitando a adequação do mix às necessidades da loja.

Tel. (11) 6636-7911

AX Dog Clean
Oferecer serviços diferenciados e inusitados além de chamar atenção dos consumidores confere ao salão de banho e tosa um aspecto sofisticado. Lançado recentemente pela Dog Clean o Creme para Alisamento AX é uma dessas inovações que dão o que falar. O produto alisa, amacia e trata pelos rebeldes deixando o animal com uma beleza impressionante.

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